Curso Online com Wilson Azevedo

Uma Introdução à Aprendizagem para o Domínio

13/09 a 24/09 de 2021

Estudar até Aprender

De R$ 500 por R$ 199

Descubra como profissionais da educação e escolas de realidades muito diferentes estão conseguindo implementar e aperfeiçoar esta abordagem, obtendo resultados animadores ao buscar levar cada estudante a desenvolver ao máximo seu potencial!

A APRENDIZAGEM PARA O DOMÍNIO

Desde a Revolução Industrial nossas instituições de ensino se organizam em função do tempo: a hora-aula de tantos minutos, tantas horas-aula por dia ou por semana, cursos correspondendo a um número determinado de horas, toda uma preocupação em detalhada e rigorosamente contar e certificar uma carga horária dedicada a assistir aulas. E um sistema de avaliação para verificar o quanto cada aluno conseguiu aprender dentro daquele tempo limitado, com uma linha de corte situada em alguns casos nos 50%, em outros nos 70% ou nos 75%, admitindo como aceitável a ideia de que parte considerável do que foi estudado ou do que se procurou ensinar não seja de fato aprendido.

Estamos tão acostumados com a ideia de estudar um assunto e mudar para o assunto seguinte sem ter aprendido o que precisava que nem percebemos o quanto essa frase expressa algo que deveria ser absolutamente normal: Estudar até aprender.

 

Esta ideia simples sintetiza uma abordagem pedagógica poderosa e que se torna ainda mais necessária quando nos preparamos para um mundo e uma Educação “pós-pandemia”: a Aprendizagem para o Domínio.

No entanto, de alguns anos para cá em vários lugares do mundo e do Brasil educadores e escolas vem se reinventando e se reorganizando para, ao invés de fixar o tempo e deixar variar a aprendizagem, deixar variar o tempo mas não abrir mão da aprendizagem. Não importa se o estudante vai levar mais tempo ou menos tempo para aprender algo: o importante é que ele aprenda 100% do que precisa e quer aprender, que estude o tempo que for necessário até aprender.

Neste curso vamos aprender com o movimento em torno da Aprendizagem para o Domínio (Mastery Learning) no que consiste esta abordagem e como profissionais da educação e escolas de realidades muito diferentes estão conseguindo implementar e aperfeiçoar esta abordagem, obtendo resultados animadores ao buscar levar cada estudante a desenvolver ao máximo seu potencial.

PARA QUEM É ESTE CURSO ONLINE?

Educadores em geral, professores da rede pública e/ou privada de nível fundamental, médio ou superior, bem como da educação profissional e corporativa, estudantes de Pedagogia/Licenciaturas e profissionais da educação. E ainda pais e profissionais das mais diversas áreas interessados em Educação e Inovação.

DINÂMICA DO CURSO

As atividades do curso se desenvolverão em 3 etapas:

 

  1. Na primeira semana do curso orientações específicas e detalhadas sobre o funcionamento do ambiente e a dinâmica do curso serão distribuídas logo de início e material para estudo será disponibilizado para ser discutido e aprofundado na segunda semana.

  2. Na segunda semana os inscritos terão a oportunidade de interagir diretamente com o professor Wilson Azevedo, bem como de forma colaborativa uns com os outros, colocando suas dúvidas, aclarando conceitos e pontos que não tiverem ficado claros no estudo feito na semana anterior e aprofundando assim a sua compreensão do conteúdo.

  3. Terminada a segunda semana os alunos serão desafiados a elaborar um plano de implementação para aplicarem à realidade de sua instituição ou iniciativa.

 

Esta dinâmica será desenvolvida em ambiente virtual assíncrono, sem hora marcada, de tal modo que cada inscrito participe destas atividades nos horários e lugares de sua conveniência e/ou preferência. Não haverá atividades programadas com hora marcada.

AVALIAÇÃO

Ao final do curso cada aluno procederá a uma auto-avaliação e preencherá e remeterá à coordenação um relatório de aprendizagem no qual descreverá o que de mais importante terá aprendido ao longo das suas 2 semanas de duração.

PRÉ-REQUISITOS

  • Conexão estável e regular com a Internet.

  • Conhecimentos, em nível de usuário, de navegação na web e de uso de correio eletrônico (ler, redigir, responder e enviar mensagens).

  • Disponibilidade de 10 horas (2 horas por dia útil em média) ao longo de cada uma das 2 semanas de duração do curso.

QUAL É O INVESTIMENTO?

  • Quem se inscrever agora (nesta página) terá um DESCONTO ESPECIAL e pagará apenas o valor promocional de R$199,00 ou à vista (por depósito bancário) ou em até 12 vezes no cartão de crédito. O valor da inscrição sem este desconto seria de R$500,00.

     

    Escolas e secretarias de educação que inscreverem grupos (mínimo de 6 inscrições) também terão desconto e pagarão apenas R$199,00 por inscrição, independente do fato de estarem entre os primeiros inscritos. Para inscrição deverão enviar e-mail para <educacional@aquifolium.com.br> informando nomes e endereços de e-mail daqueles que serão inscritos, além de CNPJ, Razão Social e endereço postal da instituição ou órgão público.

INSCRIÇÃO COM DESCONTO!

  • ATENÇÃO: para fazer sua inscrição você tem que completar os 2 passos abaixo; dar apenas um dos passos sem dar o outro não garante sua inscrição.

1º passo: Faça o pagamento

  • Clique no botão abaixo e siga as instruções no site do PagSeguro para efetuar o pagamento.

2º passo: Preencha o formulário de inscrição

  • Após finalizar o pagamento você receberá em tela e por email um código da operação: volte a esta página, copie e cole este código no respectivo campo do formulário de inscrição abaixo.
  • Se você não vive no Brasil, envie mensagem para <educacional@aquifolium.com.br> para receber instruções específicas para pagar sua inscrição a partir de outro país.

RESPOSTAS A PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

Como serão as aulas?

Todas as atividades do curso acontecerão num ambiente virtual de aprendizagem onde alunos e professor serão incluídos. Nesse ambiente os alunos poderão interagir uns com os outros e com o professor, para estudar o material ali disponibilizado, buscar ajuda, tirar dúvidas e aprofundar sua compreensão dos temas do curso.

Qual o horário das aulas?

O horário da conveniência do aluno. O ambiente virtual de aprendizagem permite que nos horários de sua preferência o aluno receba, responda e envie mensagens que serão, por sua vez, recebidas pelo professor e pelos demais alunos nos horários mais adequados a estes.

Haverá algum encontro síncrono?

Não. Todas as atividades do curso serão desenvolvidas a distância de forma assíncrona, exclusivamente via Internet, utilizando os recursos disponíveis na própria rede.

Que conhecimentos de informática serão necessários para fazer este curso?

Apenas os conhecimentos rudimentares, em nível de usuário, de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens via e-mail), uso comum de Whatsapp e navegação em páginas web.

Quanto tempo o curso irá exigir do aluno?

O curso tem 20 horas-aula de carga horária e 10 dias úteis de duração. Portanto, EM MÉDIA, serão necessárias 2 horas-aula por dia útil. Recomendamos que o aluno separe um horário diário para dedicar-se à leitura dos textos, das mensagens distribuídas pelo sistema de conferência eletrônica, bem como para a redação de mensagens, o mais próximo possível desta média de 2 horas-aula por dia.

Quais os pré-requisitos para fazer este curso?

Por se tratar de um curso online, o requisito operacional mínimo é dispor de acesso regular, não eventual, à Internet. Por acesso regular entende-se a possibilidade de acessar diariamente a Internet por meio de uma conexão estável. Em geral, aqueles que conseguem navegar em paginas web e comunicar-se através de correio eletrônico (e-mail) dispõem deste requisito operacional mínimo. Além destes requisitos operacionais, o curso requer uma dedicação MÉDIA de duas horas diárias para leitura de textos e mensagens (circularão pelo sistema de conferencia eletrônica 20 mensagens por dia útil EM MÉDIA).

Haverá certificado?

Sim. Aqueles que concluírem todo o curso e entregarem a última avaliação poderão solicitar, após o encerramento, um certificado de participação, constando a carga horária (20h).

SOBRE A AQUIFOLIUM EDUCACIONAL

Aquifolium Educacional é uma das mais respeitadas empresas no campo da Educação Online e da Inovação Educacional no Brasil. Atende instituições de ensino e empresas oferecendo consultoria para a implantação de programas de educação a distância para Intranets ou via Internet, desde a concepção pedagógica até o acompanhamento de docentes em suas primeiras aulas online, passando pelo desenho de ambientes online para aprendizagem colaborativa, capacitação e acompanhamento de docentes, ambientação de alunos etc.

Entre as empresas e instituições atendidas pela Aquifolium Educacional encontram-se: SEBRAE Nacional, SENAI Nacional, SENAC Nacional, SEST/SENAT Nacional, SENAC-SP, Sistema FIRJAN, Conselho da Justiça Federal, Caixa Econômica Federal entre outros.

Da linha de cursos, workshops e eventos online de nível internacional realizados pela Aquifolium Educacional desde a década de 90 destacam-se: os cursos online Pioneiros da Educação Online (com Linda Harasim, Robin Mason, Murray Turoff e Andrew Feenberg), Fazer a Ponte (com a equipe de professores da Escola da Ponte, de Portugal), FLIP: A Sala de Aula Invertida (com Jon Bergmann), a série de Encontros com a Educação Online (com Rena Palloff, Keith Pratt, Zane Berge, Otto Peters, Gilly Salmon, Susan Tresman entre outros); os Workshops Avaliação em Educação Online (com Stella Porto), Planejamento Educacional para EaD (com Alexander Romiszowiski), Conduzindo um Curso Online (com Wilson Azevedo) e Direitos Autorais e EaD (com Bruno Drago).

O foco do trabalho da Aquifolium Educacional está numa abordagem que privilegia os elementos humanos em relação aos tecnológicos, introduzindo um diferencial de qualidade que ultrapassa as limitações das abordagens apoiadas principalmente na automatização de processos e distribuição de informações. Acreditamos que uma das maiores conquistas proporcionadas pelas tecnologias da informaçao e da comunicação mediada por computador reside na possibilidade de se promover intensa interação entre pessoas reunidas em comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa.

 

Dissertação de mestrado e tese de doutorado descrevem e revelam a qualidade de cursos da Aquifolium

Observação participante realizada por pesquisadores da Universidade de Brasília e da Universidade Federal de Goiás detalha o dia-a-dia de cursos online da Aquifolium e mostra elevado grau de satisfação dos alunos.

Para escrever sua dissertação de mestrado em Tecnologias na Educação defendida em 2003 na UnB, a profa. Vera Siqueira acompanhou diariamente uma turma de um curso online da Aquifolium, interagindo diretamente com professor e alunos. Após o fim do curso entrevistou alguns dos alunos, colhendo suas impressões sobre a qualidade da aprendizagem e os resultados alcançados.

Em 2008 o prof. Alzino Furtado de Mendonça fez trabalho similar de observação participante em outra turma de outro curso da Aquifolium para a elaboração de sua tese de doutorado em Educação defendida em 2009 na UFG.

Se você quer ver em detalhes como é um curso da Aquifolium e se certificar de sua qualidade, pode ler estes trabalhos disponíveis em formato PDF:

INSTRUTOR

Wilson Azevedo, International Ambassador da Flipped Learning Global Initiative e coordenador do primeiro curso sobre Sala de Aula Invertida no Brasil (dado por ele junto com o pioneiro Jon Bergmann em 2013) é o professor deste curso. Um educador experiente que, em mais de 25 anos de atuação no campo da Educação Online e da Inovação Educacional, atendeu a mais de 20 mil alunos de todo o Brasil e de diversos outros países.